Entenda como funcionam as indenizações pela Loggi, incluindo as condições e prazos de estorno.
A Loggi estabelece regras e critérios para a indenização em caso de incidentes.
Os tipos de sinistros que podem ser indenizados são:
◻️ Avaria
◻️ Extravio
◻️ Furto ou roubo
◻️ Violação
A seguir, detalhamos cada um deles:
↪️ Avaria
Quando se trata de avarias em envios, a Loggi oferece indenizações para casos em que há nota fiscal ou declaração de conteúdo.
↪️ Avaria identificada antes da entrega
Caso a transportadora identifique sinais de avaria durante o transporte, essa situação é registrada no rastreamento do envio. Quando isso ocorre, o fluxo de entrega é interrompido, e a indenização é confirmada para o remetente do envio.
⚠️ É importante mencionar que a transportadora não considera como avaria quando apenas a embalagem do envio é danificada, mas o produto se encontra em perfeito estado.
↪️ Avaria identificada após a entrega
Ao receber a sua encomenda, é fundamental verificar a sua condição. Caso observe qualquer indício de dano nos produtos, ⚠️ é recomendável recusar o recebimento e solicitar ao entregador da Loggi que registre a recusa devido à possível avaria.
É relevante ressaltar que a transportadora não considera como avaria quando apenas a embalagem externa do envio apresenta danos, mas o produto em si está intacto.
As equipes da Loggi estão devidamente instruídas para orientar os seus entregadores sobre os procedimentos a seguir nessas situações. Se a identificação da avaria acontecer após a entrega, o destinatário possui até 3 dias úteis após o recebimento para solicitar uma análise da situação. Para isso, é necessário fornecer a ressalva (caso tenha sido feita na entrega) e também fotos da embalagem e dos produtos danificados.
Essas informações serão encaminhadas ao remetente. Diante dessa circunstância, o remetente deve entrar em contato com a nossa equipe de atendimento. O Envio Simples atuará como intermediário para resolver a situação entre o remetente e a Loggi.
🔵 Lembre-se:
É indispensável que o destinatário conserve a embalagem e os produtos danificados até que a análise seja concluída.
↪️ Envio Extraviado
Quando um envio não apresenta atualizações de rastreamento por mais de 7 dias corridos, a Loggi oferece indenizações para remessas que foram enviadas com nota fiscal ou declaração de conteúdo.
☑️ Se você perceber que a sua remessa não tem atualizações no rastreamento há mais de 7 dias, é importante entrar em contato com nosso time de atendimento para que possamos agir. Nesses casos, iniciamos um processo de busca junto à Loggi para localizar a remessa.
A transportadora reserva um prazo de 30 dias para concluir essa busca. Se, ao final desse processo, a remessa não for encontrada, a Loggi formaliza a indenização após registrar o extravio no rastreamento. Se a remessa for encontrada durante o processo de busca, ela seguirá seu caminho para ser entregue ao destinatário.
Caso você deseje devolver uma remessa que tenha sido localizada durante o processo de busca, é recomendado orientar o destinatário a recusar a entrega. Isso fará com que a remessa retorne ao remetente.
⚠️Atenção! Se a devolução for solicitada durante o processo de busca, o prazo de 30 dias corridos para a conclusão do procedimento será reiniciado a partir da data do registro da devolução no rastreamento.
↪️ Furto ou Roubo
A Loggi realiza indenizações por ocorrências de furto ou roubo de remessas em envios que contenham nota fiscal ou declaração de conteúdo. Para que a compensação financeira seja processada, é necessário que o registro oficial da ocorrência seja realizado pela transportadora. Os detalhes desse registro podem ser verificados no rastreamento da carga. Se for identificado um caso de furto ou roubo da carga no rastreamento, o remetente deve entrar em contato com o nosso time de atendimento.
O Envio Simples atuará como intermediário entre o remetente e a Loggi para lidar com a ocorrência de forma eficaz.
↪️ Quando a Remessa é Violada
Quando há suspeita de violação da remessa durante o transporte, a unidade responsável da Loggi registra o incidente no rastreamento. Nesses casos, a remessa não prossegue com a entrega e o fluxo postal é interrompido. Como resultado, a indenização ao remetente é confirmada.
⚠️Importante: A transportadora considera como violação quando há indícios claros de que a embalagem foi comprometida e o conteúdo pode estar em risco.
↪️ Violação Identificada Durante a Entrega
Quando a remessa é entregue, é responsabilidade do destinatário verificar a integridade da carga. Se houver sinais evidentes de violação, o destinatário deve recusar a entrega e pedir ao entregador da Loggi que faça uma ressalva indicando a violação.
Todas as unidades da Loggi estão devidamente instruídas para orientar seus entregadores sobre os procedimentos a serem seguidos nessas situações. Se o destinatário identificar indícios de violação, o remetente do envio deve entrar em contato com o nosso time de atendimento. O Envio Simples irá intermediar a comunicação entre o remetente e a Loggi para lidar com a ocorrência.
⚠️Atenção: A Loggi não aceita contestações referentes a violação após a entrega ter sido concluída. Portanto, é crucial que qualquer problema seja comunicado o mais cedo possível.
↪️ Prazo para Receber Indenizações
As indenizações da Loggi normalmente são pagas em um período de 60 a 90 dias após a constatação do sinistro. O valor será inserido na sua Carteira Virtual até 48h úteis após recebermos a indenização da transportadora.
Lembre-se de que esse prazo estimado pode variar, podendo ser maior ou menor em algumas situações. Os pagamentos das indenizações decorrentes de avaria, extravio, furto ou roubo, bem como violação, são de responsabilidade da Loggi. Os valores a serem pagos são definidos de acordo com as políticas da transportadora. Todas as indenizações são efetuadas diretamente pela Loggi e são repassadas ao Envio Simples. Nós, por sua vez, transferimos o valor integral para a sua Carteira.
💰 Qual é o montante da minha indenização?
O valor da indenização concedida pela Loggi dependerá da natureza da ocorrência.
Avaria total: Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria
Avaria parcial: Indenização do valor dos produtos danificados
Extravio total: Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria (valor informado por você na calculadora no momento da emissão da etiqueta)
Extravio parcial: Indenização do valor dos produtos extraviados (valor informado por você na calculadora no momento da emissão da etiqueta)
Furto ou roubo: Indenização do valor do frete + valor total da mercadoria (valor informado por você na calculadora no momento da emissão da etiqueta)
Violação: Indenização do valor do frete + valor da mercadoria (valor informado por você na calculadora no momento da emissão da etiqueta)
⛔ É relevante destacar que a transportadora utiliza como base para o pagamento de indenizações o valor segurado da carga, o qual deve estar em conformidade com o valor declarado na nota fiscal ou na declaração de conteúdo.
📢 A Loggi estabelece limites máximos para as indenizações concedidas:
- Para envios acompanhados de nota fiscal, a indenização máxima é de R$ 3.000,00.
- Já para envios com declaração de conteúdo, a indenização máxima é de R$ 1.000,00.