Indenizações por roubos/extravios são realizadas de acordo com a política de cada uma das transportadoras.
Veja abaixo informações sobre cada uma delas:
👉Indenização por Roubo, Furto ou Extravio com os Correios
Em casos de sinistro com os Correios, é possível receber indenização conforme as condições e prazos descritos abaixo.
Roubo/Furto
Os Correios consideram a possibilidade de roubo apenas quando o rastreamento exibe o status “Objeto roubado dos Correios”. Os prazos para movimentações no rastreamento são:
- SEDEX: até 7 dias corridos após o registro de roubo no rastreamento.
- PAC: até 10 dias corridos após o registro de roubo no rastreamento.
Prazo total de buscas:
- As buscas podem durar até 30 dias corridos, contados a partir da suspensão da entrega registrada no rastreamento. É necessário acompanhar o rastreamento durante esse período, pois as atualizações indicarão se o objeto foi localizado.
Se a carga for localizada durante as buscas:
- O objeto será devolvido ao remetente.
- Será realizada a devolução do valor pago pelo frete, processada em até 30 dias, contados a partir da suspensão de entrega. O valor será disponibilizado automaticamente como saldo na Carteira Virtual em até 45 dias úteis.
Se a carga não for localizada após o período de buscas:
- O sinistro será confirmado
- O processo de indenização será iniciado.
- O prazo para confirmação do roubo é de 30 dias após as buscas.
- O pagamento da indenização ocorre em até 45 dias após a confirmação do sinistro, incluindo:
- O valor do frete.
- O valor segurado do envio.
O valor será inserido na sua Carteira Virtual até 48h úteis após a confirmação da indenização pela transportadora.
Extravio
Os Correios consideram a possibilidade de extravio quando o objeto apresenta atraso. Os prazos para movimentações no rastreamento são:
- SEDEX: até 7 dias corridos após o 1º dia de atraso ou a última movimentação no rastreamento.
- PAC: até 10 dias corridos após o 1º dia de atraso ou a última movimentação no rastreamento.
Prazo total de buscas:
- Assim como no caso de roubo, as buscas podem durar até 30 dias corridos, contados a partir da suspensão de entrega registrada no rastreamento. Durante esse período, o rastreamento será atualizado em caso de localização do objeto.
Se a carga for localizada durante as buscas:
- O objeto será devolvido ao remetente.
- Será realizada a devolução do valor pago pelo frete, processada em até 30 dias, contados a partir da suspensão de entrega. O valor será disponibilizado automaticamente como saldo na Carteira Virtual em até 45 dias úteis.
Se a carga não for localizada após o período de buscas:
- O extravio será confirmado, e o processo de indenização será iniciado.
- O prazo para confirmação do extravio é de 30 dias após as buscas.
- O pagamento da indenização ocorre em até 45 dias após a confirmação do sinistro, incluindo:
- O valor do frete.
- O valor segurado do envio.
O valor será inserido na sua Carteira Virtual até 48h úteis após a confirmação da indenização pela transportadora.
👉 Indenização por Roubo, Furto ou Extravio com a Loggi
Para casos confirmados de sinistro com a Loggi, é realizado o pagamento de indenização.
Processo de Análise e Confirmação do Sinistro
- A confirmação ou negativa do sinistro ocorre somente após análise da transportadora.
- O resultado da análise é comunicado pela Loggi a Envio Simples, que informa o remetente sobre a conclusão do processo, seja constatando o sinistro e a indenização, ou não.
Procedimento de Indenização
- O processo indenizatório tem início com a confirmação da ocorrência pela transportadora.
- O Envio Simples intermediará todo o procedimento, informando o remetente sobre a data inicial do prazo de indenização.
- Após a conclusão, o valor será repassado à sua Carteira Virtual.
Prazo para Pagamento da Indenização
- A Loggi realiza o pagamento da indenização em aproximadamente 45 dias após a confirmação do sinistro.
- ⚠️ Atenção: o prazo começa a contar a partir da data definida pela transportadora, e não da inclusão do status de sinistro no rastreamento.
- Esse prazo pode variar para mais ou para menos.
Casos sem Registro de Sinistro no Rastreamento
- Se o rastreamento não indicar sinistro, mas houver suspeita de ocorrência (como ausência de movimentação ou atraso), o remetente deve entrar em contato com o time de atendimento do Envio Simples.
- O Envio Simples mediará o processo junto à transportadora para verificar a ocorrência e realizar a constatação do sinistro.
Limite de Indenização
- Envios realizados com declaração de conteúdo possuem um teto máximo de indenização de R$ 1.000,00.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com o time de atendimento.
👉Indenização por Roubo, Furto ou Extravio com a Jadlog
A Jadlog prevê o pagamento de indenização para envios com sinistro confirmado.
Processo de Indenização
- O processo indenizatório tem início após a constatação do sinistro pela transportadora e a comunicação ao Envio Simples, que atuará como intermediador.
- O pagamento das indenizações é realizado pela Jadlog em um prazo aproximado de 90 dias após a confirmação do sinistro. Esse prazo pode variar.
- Após o recebimento da indenização pela transportadora, o valor será disponibilizado em sua Carteira Virtual no prazo de até 48h úteis.
Como Proceder
O remetente deve entrar em contato com o time de atendimento do Envio Simples. Nossa equipe fornecerá as orientações necessárias e tomará as providências junto à transportadora para garantir que a análise e constatação do sinistro sejam realizadas.
Limite de Indenização
Envios realizados com declaração de conteúdo possuem um teto máximo de indenização de R$ 1.000,00.
Caso tenha dúvidas ou precise de assistência, entre em contato com nossa equipe!
👉Indenização por Roubo, Furto ou Extravio com a J&T Express
A J&T Express realiza o pagamento de indenização para envios com sinistro confirmado, após análise da transportadora.
Prazo para Solicitação de Análise de Sinistro
A J&T Express estabelece prazos específicos para solicitar a análise de sinistro, conforme o caso:
- Envio sem registro de emissão no rastreio: a solicitação deve ser feita em até 30 dias, contados a partir da última movimentação registrada no rastreamento.
- Envio com registro de emissão e status de sinistro no rastreio: a solicitação deve ser feita em até 60 dias, contados a partir da última movimentação registrada no rastreamento.
Resultado da Análise de Sinistro
- O resultado da análise é comunicado pela transportadora o Envio Simples, que informa o remetente sobre a conclusão do processo, confirmando ou não o sinistro e a respectiva indenização.
Prazo e Pagamento da Indenização
- O pagamento da indenização ocorre entre 60 a 90 dias após a confirmação do sinistro pela J&T Express. Esse prazo pode variar.
- ⚠️ Atenção: o prazo começa a contar a partir da data definida pela transportadora, e não necessariamente do status de sinistro no rastreamento.
- O Envio Simples intermediará o processo, informando o remetente sobre a data inicial do prazo de indenização. Após o pagamento, o valor será disponibilizado em sua Carteira Virtual.
Limites de Indenização
Envios realizados com declaração de conteúdo possuem um limite máximo de indenização de R$ 1.000,00.
Caso tenha dúvidas ou precise de assistência, entre em contato com nosso time de atendimento!