Saiba como proceder ao identificar uma conferência incorreta pela transportadora. Fique tranquilo, é Simples!💙
É possível questionar a medição realizada pela transportadora.
Quando você entrega o seu pacote no balcão da transportadora (ou quando o envio é coletado pelo nosso time da coleta), todas as informações são revisadas e uma medição é feita. Após essa medição e verificação, recebemos notificações da transportadora contendo detalhes como CEP de origem e destino, status da postagem e dimensões do volume. Esse processo é conhecido como conferência de envio.
Se a conferência identificar alguma discrepância de valor, essa diferença é repassada a você, já que também seremos cobrados por essa diferença pela transportadora. Caso seja identificado um erro e as dimensões sejam corrigidas pela transportadora, o valor será reembolsado em sua conta do Envio Simples, ou, se o pagamento ainda não tiver sido efetuado, a cobrança será retirada.
Para contestar a medição, é necessário seguir procedimentos específicos, que variam de acordo com a transportadora. Esses passos estão detalhados ao longo deste guia.
👉 Aspectos cruciais a respeito da verificação das dimensões
↪️ Certifique-se de que as dimensões que você forneceu estavam corretas. O valor que você calcula e paga inicialmente pelo envio é baseado nas informações de percurso e dimensões que você inseriu em nossa calculadora.
↪️ Esse valor pode ser ajustado se as dimensões ou o peso medidos pela transportadora forem diferentes das que você inseriu na calculadora, afetando o custo do frete.
↪️ Essa variação pode resultar em aumento ou diminuição do valor final.
📌 Verifique as dimensões registradas pela transportadora durante a postagem da carga. As medidas são registradas pela transportadora durante o processo de postagem e estão disponíveis no comprovante (ou no DACTE – Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico) que é fornecido pela transportadora.
É importante que você revise essas medidas e, se necessário, conteste imediatamente no momento da postagem caso identifique algum erro nas informações.
Esse é o procedimento recomendado.
Contestação de medidas com os Correios
A contestação de medidas com os Correios requer a assistência do time de suporte do Envio Simples. Basta nos enviar uma mensagem no chat da Plataforma.
📦 Envios postados em agências dos Correios: Se você discordar das dimensões/peso registrados pela agência no momento da postagem, pode solicitar a correção das informações imediatamente. Se identificar o erro após a postagem, retorne à agência para contestar as dimensões:
◾ Se a contestação ocorrer no dia da postagem ou no dia útil seguinte, não é necessário aguardar que o envio seja atualizado para “Entregue” antes de visitar a agência.
◾ Se a contestação acontecer após 1 dia útil a partir da postagem, espere a atualização para “Entregue” antes de retornar à agência. É aconselhável contestar o quanto antes. O prazo máximo é de 60 dias corridos após a data de postagem.
💻 Depois de corrigir as dimensões/peso, entre em contato com nosso time de suporte para fornecer o código de GNC (Gerenciador de Não Conformidade) e as dimensões corrigidas do pacote obtidas durante o atendimento na agência.
🚩 Caso o seu envio foi coletado pelo nosso time da coleta, nós iremos solicitar a contestação de medidas do seu envio à transportadora.
Contestações após o prazo
Se o remetente exceder o período de 60 dias corridos a partir da data da postagem, é necessário entrar em contato diretamente com nossa equipe de suporte. Durante esse contato, será essencial fornecer fotografias da embalagem mostrando suas medidas. Com base nisso, poderemos analisar a situação e, se necessário, nos comunicar com a transportadora.
↪️ É válido destacar que os Correios reciclam os códigos de rastreamento após um certo tempo, para utilizá-los em outros envios. Por essa razão, é altamente recomendado realizar a contestação das medidas o mais breve possível para garantir uma solução eficaz.
Envios postados nas unidades da Jadlog
Se você postou sua remessa em uma unidade da Jadlog, é necessário retornar ao local, explicar sua situação e requisitar o preenchimento e assinatura do documento de ajuste de medidas da Jadlog, acompanhado de carimbo e data.
Para oficializar a contestação, entre em contato com nosso time de atendimento, enviando uma foto do documento de ajuste preenchido pela unidade de postagem. Nossa equipe realizará a correção do valor na plataforma. A Jadlog não estipula um prazo específico para contestações de medidas. No entanto, a resolução dependerá da memória do atendente da agência para realizar a correção. Sugerimos, portanto, que a contestação seja feita o quanto antes para uma resolução mais ágil.
🚩 Envios coletados pelo nosso time no seu endereço: Se o seu envio foi coletado no seu endereço pelo no time e deseja contestar as medidas, entre em contato com nosso time de suporte no chat. Nós iremos requerer a contestação das medidas junto à transportadora em seu nome.
A Jadlog não estipula um prazo específico para contestações de medidas. No entanto, sugerimos que você solicite a contestação o mais rápido possível para agilizar o processo.
Envios postados através da Loggi.
↪️ A Loggi não permite a contestação de medidas. Essa política se deve ao fato de que a Loggi realiza automaticamente a conferência das dimensões das embalagens durante o processo de postagem. Portanto, é crucial que você insira com precisão as dimensões e o peso corretos ao gerar as etiquetas de frete com a Loggi.
↪️ Certifique-se de fornecer com exatidão as dimensões e o peso de seus envios ao utilizar a Loggi, a fim de evitar quaisquer problemas no decorrer do processo.